Figma anuncia IPO e revela plano ambicioso de expansão global

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A plataforma colaborativa de design Figma, entrou oficialmente com um pedido de IPO na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), onde pretende ser listada sob o ticker “FIG”. A movimentação marca um novo capítulo para a empresa após o cancelamento de sua aquisição pela Adobe no fim de 2023, avaliada em US$ 20 bilhões.

A expectativa em torno da oferta é alta, visto o crescimento expressivo da Figma nos últimos anos e seu forte posicionamento no mercado global. Segundo o prospecto enviado à SEC, a empresa registrou US$ 228,2 milhões em receita no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro líquido também saltou, de US$ 13,5 milhões para US$ 44,9 milhões.

Atualmente, a Figma soma 450 mil clientes, sendo mais de 1.000 deles com contratos acima de US$ 100 mil anuais, o que representa um crescimento de 47% na base de grandes contas. Nomes como Netflix, Duolingo, Mercado Livre, Stripe e ServiceNow estão entre seus clientes corporativos.

IPO após fusão frustrada com a Adobe

A oferta pública inicial ocorre após a tentativa frustrada de fusão com a Adobe, interrompida por objeções regulatórias na Europa e Reino Unido. Como parte do cancelamento do acordo, a Adobe pagou US$ 1 bilhão à Figma como taxa de rescisão.

Desde então, a empresa intensificou seus planos de crescimento de forma independente. Em uma carta aos investidores, o CEO Dylan Field defendeu a decisão de abrir o capital como uma forma de democratizar o acesso à propriedade da empresa:

“Gosto da ideia de nossa comunidade compartilhar a propriedade da Figma e a melhor maneira de conseguir isso é por meio dos mercados públicos”, escreveu Dylan.

Expansão e aquisições no radar

Com mais de US$ 1,5 bilhão em caixa, a Figma já iniciou movimentos de expansão. Em abril, adquiriu ativos de duas empresas não identificadas uma delas com software de gerenciamento de conteúdo por US$ 49,5 milhões. A companhia também investiu US$ 55 milhões em Bitcoin por meio de ETFs e US$ 30 milhões em USD Coin, sinalizando interesse em diversificação de ativos digitais.

Além disso, Field afirmou que os investidores devem esperar “grandes mudanças”, indicando que aquisições estratégicas fazem parte dos planos para os próximos trimestres.

Um IPO que simboliza retomada

O IPO da Figma é visto como um dos mais relevantes do setor de tecnologia em 2025, simbolizando a retomada das ofertas públicas após anos de retração no mercado de capitais. Outras empresas como Circle, Chime e CoreWeave também fizeram estreias de sucesso recentemente.

Com forte presença internacional (mais de 85% dos usuários estão fora dos EUA), mas com 53% da receita originada fora do país, a Figma segue posicionada como uma potência global no design colaborativo.

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